SITE DESTINADO TROCA DE EXPERIÊNCIAS E INFORMAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

terça-feira, 19 de março de 2013

Projeto: Torcida Unida – Futebol para todos.


Quase todos os dias vemos na televisão tristes notícias referentes a torcidas de futebol!
Brigas, desrespeito, brutalidade, "animalismo". Tantas informações negativas repassadas para as crianças e adolescentes. Qual o papel da Educação Física Escolar perante estes fatos?
Foi a partir deste questionamento que elaborei uma sugestão de projeto para trabalhar a questão da Ética e Moral das torcidas organizadas, numa tentativa de refletir com os alunos estes princípios e como podemos reverter esta situação! Com a aproximação dos grandes eventos esportivos no Brasil, é necessário trabalhar com os alunos estas atitudes. Um projeto que inclui o futebol, a dança e o Tema Transversal Ética!
No projeto não está especificado a participação de outros professores da escola, mas, devido ao tamanho da proposta, muitos professores podem se envolver e transformar o projeto em Interdisciplinar!
Espero que seja de aproveito de TODOS!!!


PROJETO: TORCIDA UNIDA - FUTEBOL PARA TODOS

Justificativa:
Não é de hoje que problemas relacionados a torcidas de futebol são veiculados na mídia. Intolerância, desrespeito, agressão e até morte são registradas por câmeras em várias partidas de futebol no nosso país, e fora dele. Com a aproximação da Copa do Mundo no Brasil, existe a necessidade de se conscientizar nossos alunos sobre o respeito e comportamento de torcedores tanto nos estádios, como nas ruas.

Objetivo:
Desenvolver o senso de respeito, moral e tolerância entre os torcedores de futebol, através de pesquisa sobre os times.

CBC:
EIXO I Esporte – Futebol
EIXO IV Dança
Tópicos: 8. A inclusão no esporte; 9. A importância do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores éticos e democráticos; 19. O corpo na dança e nos movimentos expressivos; 20. Criação e improvisação
Habilidades: 8.3. Compreender o esporte como espaço de respeito às diferenças; 9.2. Reconhecer o potencial do esporte no desenvolvimento de atitudes e valores democráticos (solidariedade, respeito, autonomia, confiança, liderança); 9.3. Adotar atitudes éticas em qualquer situação de prática esportiva; 19.3. Expressar sentimentos e idéias utilizando as múltiplas linguagens do corpo; 20.1. Vivenciar processos de criação e improvisação; 20.2. Compor pequenas coreografias a partir de temas, materiais ou músicas.

Desenvolvimento:
O projeto acontecerá em 6 momentos, alguns durante a aula, e outros fora de aula

1° Momento
Pesquisa sobre os times de futebol, analisando o percurso histórico, ídolos e identidade de cada equipe.

Roteiro de pesquisa


Fazer o levantamento de quais times de futebol cada aluno torce.
Todos os Times de futebol da turma serão pesquisados.
Tentar montar grupos em que cada aluno torça para um time diferente.
Cada grupo pesquisará sobre um time de futebol sorteado pelo professor.

Roteiro de pesquisa para todos os grupos
História do Time: ano de surgimento, títulos, ídolos, mascote, hino, torcida organizada, gritos de guerra, uniforme, estádio, etc.
Noticias da mídia: pesquisar uma noticia positiva com relação ao time e uma notícia negativa com relação à torcida.
Equipe atual: atletas atuais, informações atuais da equipe, etc.
Curiosidades
Vídeos: cenas de jogadas bonitas da equipe, torcida cantando, etc.
Imagens: fotos gerais do time


2°Momento
Elaborar uma apresentação de no máximo 7 min. sobre a equipe pesquisada.
A apresentação deve conter cada item pontuado no roteiro de pesquisa.(o professor deve se atentar aos itens, pois facilitará na avaliação final)

3° Momento
Debate. Qual o melhor time de futebol do Brasil
Cada grupo deverá ser os advogados de defesa da equipe pesquisada e, terão de argumentar a favor deste time numa tentativa de convencer o professor que aquele time é "O melhor time do Brasil".

O professor deve criar um clima de competição para que os alunos se empenhem em defender o seu time pesquisado, mediar as argumentação e explorar pontos das pesquisar dos alunos.
Ao final, o veredicto deve ser o consenso que todos os times possuem pontos prós e contras, não havendo um “MELHOR TIME DO BRASIL”, que cada um possui suas qualidades e defeitos.
Ao final uma reflexão sobre como foi defender um time que não é o seu, e como podemos difundir o respeito entre as torcidas. (o professor deve observar a postura de cada aluno e participação para facilitar na hora da avaliação)


4° momento
Junção de dois grupos para a Criação de uma Coreografia com músicas que exalte o futebol para a apresentação dos times pesquisados.
As coreografias serão apresentadas no recreio, junto com a inauguração dos murais que serão expostos.

5° Momento
Produção de dois murais coletivos entre todas as equipes, com o material coletado.
Um mural será a exaltação dos pontos positivos de cara time, levando quem observa a refletir sobre cada equipe ali demonstrada.
No outro mural, as matérias coletadas sobre problemas com as torcidas nos estádios, e frases de incentivo para que todos reflitam sobre seus atos ao ser torcedor.
Fixar.

6°Momento
Durante 1 semana será montado um local no recreio onde os alunos se revezarão para informar aos demais sobre o desenvolvimento do trabalho, curiosidade sobre os times, etc.
Em cada dia da semana, haverá uma apresentação das coreografias montadas. 


Cronograma
O projeto tem a duração de 1 bimestre, e pode ser desenvolvido concomitantemente com o planejamento normal do professor, com algumas alterações. De preferência trabalhar o projeto junto com as aulas destinadas para a aprendizagem do futebol organizada no planejamento anual.


 Sugestão de Cronograma
  
Cronograma

Atividade
Período
Datas
1° Momento
Pesquisa
2 semanas 

2° Momento
Apresentação em sala
1 ou 2 aulas

3° Momento
Debate
1 aula simples ou 1 aula dupla

4° Momento
Criação coreografia
3 semanas

5° Momento
Produção mural
1 ou 2 aulas

6° Momento
Apresentação recreio
1 semana



Avaliação
O professor deve avaliar a participação, envolvimento e comportamento em todos os momentos propostos das atividades.
Ao final os alunos também farão uma auto-avaliação e uma avaliação dos colegas de seu grupo.







Um comentário: