SITE DESTINADO TROCA DE EXPERIÊNCIAS E INFORMAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Avaliação Diagnóstica - 6° a 9° ensino fundamental


Sabemos a importância de começar o ano avaliando o conhecimento prévio dos alunos, para assim planejarmos as nossas aulas.
Com esse intuito é que a Superintendência Regional de Ensino de Unaí, desenvolveu sugestões de avaliações diagnósticas para turmas de 6° a 9° ano com base nos conhecimentos que devem ser adquiridos pelos alunos sitados no CBC de educação física.
O professor Wanderson Rafael Vieira, analista pedagógico dessa SRE, elaborou um material muito rico, juntamente com o mapa de resultados, para facilitar o diagnóstico de aprendizagem dos alunos.
Na introdução desse material temos a seguinte descrição:


"Neste conjunto de avaliações, o professor terá a oportunidade de identificar o grupo escolar que atende, possibilitando delinear ações de intervenção teórico-prático do componente curricular de Educação Física no Ensino Fundamental do 6º ao 9º Ano. Deve-se entender quando falamos de interdisciplinaridade, que ela deve ir além de uma mera justaposição de disciplinas. Baseando-se no princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros: a relação entre os componentes curriculares  pode ir da simples comunicação de ideias até a integração mútua de conceitos, da epistemologia, da terminologia, da metodologia e dos procedimentos de coleta e análise dos dados.
A avaliação contribui para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. Para tanto, constitui-se num processo contínuo de diagnóstico da situação, contando com a participação de professores, alunos e equipe pedagógica. 
A avaliação em Educação Física deve considerar a observação, a análise e a conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos."

Segue abaixo o material:
Avaliação Diagnóstica 6° a 9° ano
Mapa de resultados 6° ano
Mapa de resultados 7° ano
Mapa de Resultados 8° ano
Mapa de resultados 9° ano


4 comentários: