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quinta-feira, 14 de junho de 2012

Educação Física no Ensino Médio

Ensino Médio encerra a educação básica e tem por finalidade consolidar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental por meio da construção de competências básicas que situem o aluno como produtor de conhecimento e cidadão participante.
Quando o assunto é a Educação Física para o Ensino médio, há sempre muitos desafios a serem ultrapassados.
Segundo Barni e Schneider:

"Podemos constatar que com instituição da nova LDB, a Educação Física teve que repensar o seu papel dentro da Escola, especialmente no Ensino Médio, onde a mesma passou a ser considerada uma disciplina optativa nos cursos noturnos e, não mais obrigatória, como estabelecia a Lei anterior.
[...] Novas concepções de Educação Física vêm emergindo, no sentido de legitimar , através de novas práticas pedagógicas a importância desta disciplina, junto as demais, para a formação integral do adolescente que freqüenta o Ensino Médio. [...] A principal luta da Educação Física no Ensino Médio é torna-la um componente curricular de extrema relevância para o adolescente, onde o mesmo possa através dela perceber o mundo que o cerca, e qual o seu papel na construção de uma nova sociedade mais justa e igualitária." (BARNI; SCHNEIDER. pag. 10)
De acordo com essas conclusões levantadas pelas autora e diante da realidade presente nas escolas quanto as aulas neste ciclo escolar, sugiro o  Livro "Aulas de Educação Física no Ensino Médio", obra do Professor Wagner Wey Moreira, que atualmente é docente da Universidade Federal do Triangulo Mineiro. O livro traz ótimas orientações que fortalece o trabalho com as habilidades presentes no CBC de Educação Física para o Ensino Médio.


Segue a sinopse do livro:
Aulas de Educação Física no Ensino Médio

A educação física trabalha conhecimentos que deverão servir para toda a vida do educando, como disciplina curricular do ensino médio.
Nessa obra, os autores têm como foco os temas corporeidade e esporte - este último entendido em sua acepção mais ampla, que engloba modalidades esportivas variadas, como esportes radicais, danças, lutas, caminhadas e corridas, condicionamento físico e musculação.
Tal perspectiva tem por objetivo dar conta dos fenômenos complexos aí envolvidos, a fim de propiciar a busca de autonomia em todos os sentidos.
Assim, é importante associar corporeidade e esporte a temas geradores que sejam relevantes para os jovens em sua realidade existencial.
Considerando a afirmação "A máquina funciona; o corpo vive", de Maurice Merleau-Ponty, muito significativa para a ação dos professores, os autores discutem a necessidade de que a educação física se preocupe com o corpo possível e não com um corpo-máquina perfeito.


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Referências:
BARNI, M. J.;SCHNEIDER, E. J. A Educação Física no Ensino Médio: Relevante ou irrelevante?Instituto Catarinense de Pós-Graduação- http://www.icpg.com.br/)

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