SITE DESTINADO TROCA DE EXPERIÊNCIAS E INFORMAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

quinta-feira, 22 de março de 2012

Aulas de Educação Física na EJA


 A inclusão da Educação Física na educação de jovens e adultos representa a possibilidade de acesso a cultura corporal de movimento.

Cultura corporal de movimento indica o conhecimento possível de ser trabalhado  pela área de Educação Física na escola. Trata-se, então, de um conhecimento produzido, em torno das práticas corporais. Esse conhecimento remonta a construção realizada pela humanidade ao longo do tempo, na tentativa de suprir insuficiências com criações de movimentos mais satisfatórios e eficientes.

Portanto, entende-se a Educação Física escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e das ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.

Mas...

· Quem são os alunos de EJA?
· Como pode ser desenvolvida a Educação Física para estes alunos?

Você também se faz estes questionamento? Assista o vídeo, e veja uma sugestão de como trabalhar com esse grupo.






O que os alunos trazem nas suas lembranças, deve constar como ponto de partida do planejamento. Essas representações podem ser positivas ou negativas. Com tudo isso, ressalta-se a necessidade de construir este conhecimento com participação do aluno, viabilizando a prática da inclusão.
Outro ponto importante a ser considerado, nessa perspectiva de inclusão do aluno, é o trabalho com a cultura local, buscando localizar a origem das práticas, suas transformações e diferenciais com relação a outras regiões.
Os alunos estão mais disponíveis a uma ampliação do olhar sobre essas práticas, no sentido de valorizar a expressão de sua cultura corporal e como pilar na construção de sua identidade.
É necessário um esforço significativo de todos os profissionais envolvidos com EJA, a fim de que sejam criadas as condições de valorização desse universo de conhecimento, de modo que se tenha mais um núcleo de difusão dessa área cultural que, para além de ser regida pela obrigatoriedade legal, tem seu valor na construção da cidadania.


CLIQUE AQUI-------> Mais Atividades para EJA

Um comentário:

  1. Oi Paulinha,muito boa essa ideia,mas precisa ser colocada para os alunos de forma bem atrativa para que não haja resistência no início, assim depois de implantada, todos vão adorar.
    Bia

    ResponderExcluir