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quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Projetos de Educação Olímpica

Lendo o Texto,
PROJETOS DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA:
QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA UM PROJETO DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA NO BRASIL, escrito pela Prof. Ms. Marta Corrêa Gomes, do Grupo de Pesquisas em Estudos Olímpicos - UGF, pude fazer um recorte superficial, mas de grande valia, para auxiliar os professores interessados em participar do III Simpósio Esporte na Escola: Boas Práticas de Educação olímpica


Em seu texto, a autora diz:
"Considerando por um lado a iniciativa de implementação da Educação Olímpica no Brasil, e por outro, a criação de projetos que correspondam às nossas expectativas e particularidades, estamos dando um importante passo para a intermediação entre o universal e o particular, abrindo a possibilidade para uma abordagem de fato multicultural.

Entretanto, embora já possamos ver algumas iniciativas de implementação da Educação Olímpica no Brasil, verifica-se em alguns casos que a compilação de diferentes projetos internacionais, a falta de compreensão sobre os possíveis alcances da Educação Olímpica dentro das especificidades nacionais e, ainda, a confusão teórica interna de alguns manuais, podem ser fontes de grandes equívocos, que ao meu ver, abrem espaço não somente para críticas pertinentes, mas para um início já desconectado entre as reflexões teóricas bastante avançadas e as intervenções práticas.
Dentro desta perspectiva, este trabalho tem como objetivo central apontar três questões fundamentais para a Educação Olímpica no Brasil, que a partir da observação e análise das experiências já realizadas, se apresentam como básicas para os projetos a serem implementados e aqueles já em andamento:
1- Educação Olímpica não significa educação para os Jogos Olímpicos, embora estes estejam na cadeia do Movimento Olímpico e façam parte como um de seus elementos. A educação Olímpica não pode se restringir à uma cartilha de iniciação aos significados dos Jogos Olímpicos, de seus símbolos e rituais e de suas instituições.
2- A Educação Olímpica no Brasil, assim como em qualquer outra nação ou cultura deve ter uma particularidade histórica em que se verifique criticamente o momento político educacional do país. Qualquer filosofia que se aplique ao entendimento de um mundo mais harmonioso para os homens, para que se efetive, depende de uma prática que se vincule à forma de ocupação política desses homens em seus mundos. A  instituições, embora empregnadas por processos de racionalização, são as formas legítimas de alcance de benefícios para a vida material humana. Por outro lado, a capacidade de organização e associação de grupos que coletivamente possam lutar pelos seus direitos e influenciar nas decisões institucionais, depende de aprendizado e exercício. Assim, a particularidade essencial da Educação Olímpica no Brasil é, indiscutivelmente, a questão do exercício da cidadania, da luta pela dignidade humana.
3- O Multiculturalismo é o aspecto mais delicado e ponto nevrálgico do movimento Olímpico e tais problemas se refletem nas estratégias e manuais existentes para a Educação Olímpica. Este é o ponto que merecerá maiores desdobramentos, considerando os equívocos teóricos encontrados em alguns manuais de Educação Olímpica, onde há uma clara confusão entre raça e cultura, mesmo quando já existe um consenso acadêmico baseado em inúmeras pesquisas e registrado pela Declaração sobre Raça e Preconceito Racial da UNESCO, nas quais a raça se mostra como conceito tipológico para diferenciar biologicamente os homens segundo suas características físicas e a cultura como manifestações simbólicas dos homens que geram significados na sua interação e  construção social e na relação com o mundo natural.
Dessa forma, para uma Educação Olímpica que considere o multiculturalismo com o respeito às diferenças, deve ter como ponto central de discussão o fato de que a raça não determina a cultura e nem muito menos é a base para a compreensão das diferenças políticas, econômicas, sociais e culturais de um povo."

Dentro deste texto estão especificados projetos de Educação Olímpica.
Listarei só os objetivos de dois projetos.


EDUCAÇÃO OLÍMPICA NA ESCOLA

Prof. Cristiano M. Belem
Município de Poços de Caldas – MG
Universidade Gama Filho –RJ, 2000
Linha de Pesquisa em Olimpismo
Mestrado e Doutorado em Educação Física
Orientador: Prof. Dr. Lamartine P. DaCosta

OBJETIVO GERAL
O Programa de Educação Olímpica, em sua versão experimental brasileira, será voltado para crianças de 11 e 12 anos de idade (5ª e 6ª séries ), fase em que as crianças são motivadas mais facilmente pela participação, interesse e curiosidade, permitindo a apreensão de novos comportamentos e hábitos saudáveis na adolescência a partir dos valores proclamados do Olimpismo. Essa iniciativa tem como propósito gerar um modelo a ser oferecido a todos os demais municípios do país usando a INTERNET .
Sendo um Programa com características multidisciplinares , permite um aumento de conhecimento nas diferentes áreas de domínio da aprendizagem : Domínio afetivo (valores e Ideais Olímpicos), Domínio Psicomotor (atividades físicas e esportivas), Domínio Cognitivo (história, culturas, símbolos, etc.), Domínio Psicossocial (solidariedade, companheirismo).
Note-se, por necessário, que este Projeto tem por foco o desenvolvimento de valores sócio-culturais de acordo com a problemática brasileira social , econômica e ecológica, tal como ocorre com outras alternativas educacionais voltadas para a justiça social. Portanto, os valores proclamados como universais do Olimpismo servirão de base e de estímulo para a geração local de meios de desenvolvimento pessoal, grupal e social , em face ao potencial de motivação despertado pelos Jogos Olímpicos e demais manifestações a eles relacionados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Relacionado com o Conhecimento e Aprendizagem dos Tópicos do Olimpismo como se segue:
História e Tradições
Símbolos e Cerimônias
Esportes Olímpicos
Atletas Olímpicos famosos (nacionais e internacionais)
História de heróis e heroínas Olímpicas
Outras culturas e países .
Questões controvertidas dos Jogos Olímpicos e esportes (drogas estimulantes, dinheiro e esporte, políticas esportivas ,etc.)

Relacionado com as ATITUDES e os VALORES a serem desenvolvidos com o programa de Educação Olímpica:
Identidade Cultural
Cultura local, regional e nacional
Solidariedade e fraternidade
Espírito de cooperação e de comunidade
Intercâmbio e Amizade Internacional
Auto-estima e Realização Pessoal
Discernimento Moral e de Fair Play na prática esportiva
Motivação e excelência nas práticas físicas e esportivas
O Valor da Excelência captado na Competição esportiva


EDUCAÇÃO OLÍMPICA SOB UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL
Prof Dra Neíse Gaudencio Abreu
Escola Americana – Rio de Janeiro, RJ
Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos - UGF

Proposta preliminar apresentada em Maio de 1999

“A carta da UNESCO menciona que a Educação Física e o Esporte devem contribuir para o desenvolvimento de valores humanos fundamentais implícitos no progresso integral dos povos, aprendendo a viver em paz com diversidade e tentar atingir a auto-estima, tolerância, entendimento mútuo e proteção ao meio ambiente”.

1. Objetivos:
* Proposta interdisciplinar do Jardim de Infância ao 2o grau;
* Integrar o currículo escolar sob uma tema internacional;
* Aperfeiçoar o conhecimento de outros países;
* Desenvolver princípios Olímpicos tais como: amizade, fair play, ética esportiva, e respeito por outras culturas

2. Tema: Jogos Olímpicos de verão – Sidney 2000

3. Data da culminância do projeto: Maio 2000 - uma ou duas semanas

4. Áreas/Departamentos envolvidos: Educação Física, Saúde, Geografia, História, Filosofia, Drama, Arte, Geometria, Matemática, Inglês, e Francês

5. Abordagem Interdisciplinar: Integração curricular horizontal- entre disciplinas do mesma série, e vertical – entre os quatro segmentos escolares: pré-escola, 1o segmento do 1o grau, 2o segmento do 1o grau e 2o grau
6. Atividade pico: Exposições, Palestras, Performances, Artigos, e Jogos acontecendo concomitantemente
7. Algumas atividades sugeridas:
* Estudos sociais: Jogos Olímpicos dentro de contextos políticos: “Apartheid”, “Boycott”, 1a e 2a Guerra Mundial, Terrorismo e Financeiro e Marketing concernente a tradição
* Matemática: solução de problemas usando estatísticas esportivas
* Estudo de Línguas: Pequenas ensaios e entrevistas com atletas Olímpicos
* Belas-artes: projetos musicais e artísticos com motivos Olímpicos
* História: Jogos Modernos dentro de contextos dos diversos períodos históricos; Estudos das culturas da Antigüidade Clássica
* Teoria do Conhecimento: Ética esportiva e uso de símbolos
* Geografia: posicionamento e estudo geográfico dos países participantes dos Jogos
* Departamento de Português: A participação do Brasil nos Jogos Olímpicos Modernos
Observação: Todas as atividades e temas são adaptáveis a todos os níveis de ensino.

 

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Vale a pena ler o texto inteiro e refletir de maneira ampla sobre os projetos e pesquisas. Para acessar o texto Clique Aqui.

Para saber mais sobre o Grupo de Pesquisas em Estudos Olímpicos , trabalhos e pesquisas sobre Olimpismo da UGF
Acesse: Plataforma Olímpica UGF


Temos ainda um mês para desenvolver os trabalhos!!!
Conto com vocês!


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