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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CBC Educação Física - Eixo Temático II: Jogos e Brincadeiras


Dentro do CBC de Educação Física existem 4 Eixos a serem trabalhados durante o ensino fundamental, de 6° a 9° ano. No Eixo II, temos Jogos e brincadeiras. Segundo o CBC, "os jogos e as brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade e curiosidade resultam em um processo lúdico, autônomo, criativo, possibilitando a (re)construção de regras, diferentes modos de lidar com o tempo, lugar, materiais e experiências culturais, isto é, o imaginário". A natureza dos jogos e das brincadeiras não é discriminatória, pois implica o reconhecimento de si e do outro, traz possibilidades de lidar com os limites como desafios, e não como barreiras. Além disso, os jogos e as brincadeiras possibilitam o uso de diferentes linguagens verbais e não verbais, o uso do corpo de formas diferentes e conscientes; a organização, ação e avaliação coletivas.
Além dos jogos e brincadeiras, esse eixo também trás a capoeira como conteúdo.
Porém o post de hoje se atentará apenas para os Jogos e Brincadeiras.
Sabemos que existem uma variedade imensa de jogos e brincadeiras no nosso pais, com suas particularidades e diferenças em cada região, mas como podemos trabalhar essa variedade em nossas aulas? Atento a esta questão, o Jornal A Folha de São Paulo, criou um projeto, nomeado Mapa do Brincar, para desvendas e mapear as brincadeiras de todas as regiões Brasileiras.
No site Mapa do Brincar, você encontra uma infinidade de brincadeiras, que podem ser selecionadas por categorias, ou por região do Brasil. O site também conta com um acervo de vídeos e audios referentes às brincadeiras, assim como download do material.
Um site riquíssimo que facilitará muito o trabalho, não só dos professores de Educação Física, quando abordarem esse Eixo temático em suas aulas, mas tabém de outros professores, como o de geografia, que pode refletir sobre as diferenças de culturas e o regionalismo.



A pintura "Jogos Infantis", do flamengo Pieter Brueghel, de 1560, que mostra 84 atividades lúdicas


Superando o "saber fazer", somente com as atividades práticas (conteúdos procedimentais, segundo Coll, 2000), podemos trabalhar os conceitos e atitudes nas brincadeiras também. Um exemplo seria utilizando o quadro acima, na reflexão da origem das brincadeiras; as brincadeiras na sociedade; o surgimento e desaparecimento de algumas brincadeiras de acordo com a evolução da sociedade; diferenças de brincadeiras perante aos gêneros; entre outros questionamentos. Devemos sempre lembrar de trabalhar o lado reflexivo de nossos alunos, para que esses possam se tornar adultos críticos e ativos na sociedade em que estão inseridos.
No livro Para Ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola, a Prof° Suraya Darido sugere uma atividade relacionada ao quadro.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Divida a turma em grupos e solicite aos grupos que procurem observar no quadro quais as brincadeiras retratadas pelo pintor e que as resgistem em seu caderno. Cada grupo irá enumerar as brincadeiras identificadas e construir um grande painél com todas elas.


Referência:
COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.
DARIDO, S.C. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Junior. - Campinas, SP: Papirus, 2007.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Conteúdo BásicoEducação Física (2005). Educação Básica - Ensino Fundamental (6a a 9a  ANO).
Comum

Um comentário:

  1. Oi Paulinha!
    Você esta de parabéns, muito bem elaborado.
    Sucesso para você, e continue assim uma pessoa dedicada e aplicada.
    Abraço Sávio F. Analista Pedagógico SRE Pará de Minas.

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