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sexta-feira, 3 de maio de 2013

Futebol - Aspectos Atitudinais e Conceituais

Com o advento dos grandes eventos do Brasil, precisamos cada vez mais trabalhar as dimensões atitudinais com os alunos, a fim de refletir sobre a atual situação do Brasil, comportamento das pessoas perante o esporte, principalmente quando o assunto é o Futebol.
Segue uma atividade teórica para trabalhar nas aulas de Educação Física os conceitos Históricos, sobre regras e valores no Futebol!



A História do Futebol

[...] No inicio não havia pênaltis  nem tiros livres, muito menos juízes ou bandeirinhas. Quando a bola escapava para fora dos limites do campo, acabava ganhando a jogada (que seria uma lateral) quem tivesse o jogador mais vivo e veloz. Quem chegasse primeiro, como se estivesse fazendo uma conquista de guerra e a bola fosse um troféu, reiniciava a peleja. E a torcida precisava tomar seus cuidados. Afinal, os jogadores nem sempre eram gentis na sua desesperada busca de ganhar a posse da bola. Jogava-se com as mãos e os pés. A forma não importava muito. O importante era jogar.
[...]Alguns historiadores, dizem que o futebol começou 2500 anos antes de Cristo, inventado pelo imperador chinês Huang-ti. O chinês inventou o jogo, apenas para treinar seus soldados para as guerras, como uma forma de prepara-los em corpo e espirito para as batalhas guerreiras. Em Esparta, uma nova variante de algo parecido com o futebol, apareceu. Seu nome: epyskiros. Cada time tinha quinze jogadores (jogadores?) que chutavam uma bexiga de animal, cheia de areia.
Mas a referencia mais importante sobre as origens do futebol está na Idade Media, mais precisamente em Florença. (Até hoje se realizam jogos semelhantes, com os jogadores vestindo roupas que se assemelham a época.) Era o gioco del calcio, levado à Inglaterra, no século XVII, pelos partidários do rei Carlos. Eles se refugiaram na Itália e voltaram à Inglaterra, quando o monarca recuperou o trono, levando entre os costumes assimilados no refugio, a pratica do calcio. Assim o futebol chegou à Inglaterra e de lá foi exportado para o mundo. Nas aldeias britânicas  na época, faziam-se jogos, mas os garotos já tinham uma atração pelo novo esporte : as ruas de terra serviam de campo e eles passavam a vida a chutar rusticas bolas de couro. Aos poucos, o futebol foi tomado-se um esporte escolar.
Em 1830, o dr. Arnold de Rugby recebeu uma importante missão: deveria mudar as estruturas das escolas públicas da Inglaterra. Ele criou o sistema de prefeitos e monitores, deu grande importância a religião, mas não esqueceu os esportes. Os jogos deveriam ser tão organizados como a rígida disciplina escolar. Foi a partir daí, que o futebol começou a tomar ares de organização. As primeiras regras variavam de acordo com a escola e o tamanho do campo. Até hoje não se tem um registro exato dos motivos que levaram cada equipe a ter onze jogadores. Mas existe uma explicação lógica: as turmas escolares da época eram formadas por dez rapazes, que se enfrentavam. Mas os bedéis de cada turma, nunca abriam mão do direito de entrar em cada um de seus times. Assim, dez rapazes, mais um bedel, formaram o número onze, que persiste até hoje.
Por essa época, havia muitas regras e formas de se praticar o futebol. Coube a escola de Eton, a organização do primeiro jogo onde era permitido apenas o uso dos pés. Aos poucos, a nova corrente foi ganhando novos adeptos. A outra continuou no velho estilo, que se transformaria no rugby.

O novo esporte espalhou-se pela Inglaterra inteira. Era a nova paixão, que dominava as universidades e escolas e chagava ao povo, através do entusiasmo dos estudantes. Criaram-se rivalidades, e as regras eram, cada uma, mais diferente do que a outra. Até que houve uma reunião para unificação das regras. Isso aconteceu em 1846, quando foi elaborado o "Regulamento de Cambridge". Ele foi elaborado e todos concordaram: as novas regras estavam homologadas. Em 1855, o primeiro clube de futebol do mundo, o Sheffiel nasceu para ficar. Foi em 1885 que surgiu o profissionalismo. Mr. W. Mac Gregor tornou o profissionalismo legal e organizado.

Mas como surgiram as regras e a Liga Inglesa? Vamos retornar um pouco no tempo.
Em 1963, na Great Queen Stret, em Londres , onze respeitáveis cavalheiros, de bigodes e barbichas, chegaram aos poucos para uma reunião muito importante, na Freemasons' Tavern. Objetivo: estabelecer as regras definitivas do novo jogo e fundar uma associação que cuidasse de organizar e a administrar o novo esporte. Sob a luz de velas e regada e cerveja e uísque  as dezessete regras do futebol finalmente surgiram. E a Liga Inglesa foi fundada.
Os onze clubes que haviam enviado representantes à reunião, viveram em paz por pouco tempo. Logo surgiram as divergências e oito mais tarde, os que não concordavam com a nova liga, já haviam se separado e numa reunião formaram a Rugby Union. 
Nos seus primeiros onze anos, a taça ficou para os clubes do sul da Inglaterra. Nessa época , o jogo se apoiava principalmente nas violentas disputas corpo a corpo, acompanhadas por multidões frenéticas e interessadas.(...)
Enquanto isso, as grandes regiões de Lanchshire e de Yorkshire, desenvolvidas subitamente pela era industrial, começaram a formar times pagos e aproveitavam os bons salarios das fabricas, para atrair os escoceses para suas equipes. Desde o inicio, os escoceses tinham se revelado bons jogadores, com muita habilidade de toque e um jogo de passes curtos e rapidos.

Desenvolvido, na Inglaterra, o futebol começou a ser exportado para o resto do mundo, com os novos produtos fabricados pela industria inglesa. Assim chegou à America do Sul. Na Argentina, em 1864, um professor ingles chamado Alexander Watson-Hutton, fundou sua propria escola e resolveu que o futebol era algo bom para acalmar o espirito dos estudantes. E introduziu a nova mania no curriculum escolar.
[...] No Brasil, chegou em 1894, por Charlles Miller, paulista, nascido de pais ingleses, que depois de alguns anos de estudos da Inglaterra, trouxe para cá uma bola e a nova mania.


No Rio, Oscar Fox fazia o mesmo. Ele e Miller organizaram clubes e partidas de futebol. Fox fundou o Fluminense em 1902. Por essa época, o futebol era um esporte tão apaixonante como agora. Mas suas leis, ainda tinham coisas como essa: até 1904, era proibido que os jogadores usassem calções acima dos joelhos. E a tradição mandava que as camisas tivessem colarinho e mangas compridas. Jogava-se de gravata. A torcida era formada de senhoras da sociedade da época, melhor sociedade, que compareciam de longos e alvos vestidos e se resguardavam do sol com sombrinhas rendadas e espantavam o calor com leques de babados. (...)

Trecho de artigo publicado na Folha de S. Paulo. A história do futebol. Disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/futebol/historia-do-futebol-4.php



Atividades retiradas do Livro Didático - O ser humano e suas escolhas (Ensino Religioso)

Esclarecendo alguns conceitos:
REGRA é tudo aquilo que regula, dirige, rege ou governa. Toda organização humana estabelece regras para organizar e garantir o direito equilibrado entre as pessoas que participam do grupo.
Os nomes para as regras variam de acordo com o grupo que as cria, organiza e as torna obrigatórias.
Quando as regras são organizadas, estabelecidas e administradas por uma autoridade estatal, demos o nome de LEIS.
Quando falamos em conjunto de regras de conduta, regidas pela consciência e pelos valores, que são válidas para uma pessoa ou grupo, damos o nome de VALORES MORAIS.


Atividade n°1 - Penso que....

Leia o texto A história do futebol.

1. Faça uma síntese do texto A história do futebol. Anote as informações sobre as regras, costumes e atitudes dos jogadores e torcedores, datas e motivos pelos quais houve mudanças no futebol.

2. Compare as informações contidas na sua síntese e o que acontece no futebol em nossos dias. Caso você não conheça as regras atuais do futebol, ou tenha pouca informação a respeito do tema, converse com amigos e familiares sobre o assunto. Em último caso, somente se não conseguiu nenhuma informação com as pessoas para fazer a comparação, procure na internet.


Atividade n°2 - Nossa opinião é...

Em grupos mistos de quatro ou cinco alunos.
1. Indique dois exemplos em que a existência de regras pode ser sinônima de respeito. Pode ser no futebol ou em outra organização social.

2. Indique 2 exemplos de regras como sinônimo de opressão, Pode ser no futebol ou em outra organização social.

3. Quais fatores contribuem para as regras serem um sinal positivo para os grupos sociais, e quais fatores transformam as regras em algo negativo?

4. De que maneira as regras reproduzem os valores das pessoas que as elaboraram? Indique um exemplo.

5. A atuação das torcidas organizadas e o comportamento dos torcedores mais violentos têm caudado várias agrassões e mortes no Brasil e em outros países. Devido a vários fatores, assistir a um jogo de futebol em campo ou sair com a camisa do time preferido na rua, em muitos casos, tornou-se muito perigoso. Considerando a realidade violenta e preconceituosa, dentro e fora do campo, e o que foi trabalhado sobre valores, elabore duas propostas para instaurar uma cultura de paz no futebol.



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