SITE DESTINADO TROCA DE EXPERIÊNCIAS E INFORMAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Projetos na escola - Caminhada Ecológica - Trekking

Segundo o CBC, a ginástica geral é uma das possibilidades de trabalho, considerando a realidade de nossas escolas e alunos e as opções que ela oferece. Essa expressão abarca ações como caminhar, correr, saltar, rolar, transportar, suspender, alongar, dentre outras. Por não ter uma finalidade competitiva, a motivação acontece pela auto-superação, e não pela superação do outro. Ela possibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos ou heterogêneos em termos de desempenho e habilidades. É crescente a busca por atividades esportivas e recreativas em ambientes naturais como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas, a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação são outros. Nesse Projeto pretendemos apresentar elementos que possibilitem a reflexão sobre a prática do trekking como conteúdo nas aulas de educação física. O objetivo é apresentar elementos básicos para a organização de uma caminhada ecológica.

Este projeto consiste num dia de caminhada por algum ponto turístico ou parque da cidade, voltado para o 8° ano do ensino fundamental, considerando que estes alunos serão os responsáveis pela organização geral do evento, abrindo oportunidade da comunidade em geral participar.

O desenvolvimento desse Projeto tem por objetivos:

     Unir a Educação Ambiental com a Educação Física levando os alunos a usufruir de uma atividade física prazerosa (caminhada) para o conhecimento e preservação da fauna e flora da região                 
  • Unir Educação Ambiental com Atividade Física.
  • Estabelecer a importância da preservação ambiental com a preservação da saúde do próprio corpo.
  • Proporcionar a conscientização para a manutenção e preservação de espaços públicos
  • Noções de administração e organização de eventos
  • Mapear o entorno da escola ou da cidade para possíveis locais para a prática da caminhada ecológica.
  •  Identificar ao longo da caminhada áreas de desmatamento ou má conservação do parque.
  • Destacar a importância dos parques e outras áreas verdes para a qualidade de vida nos grandes centros urbanos.
  • Proporcionar o conhecimento da flora e fauna locais.
Conteúdos/Habilidades - CBC

Compreender os benefícios dos exercícios físicos na promoção da saúde e qualidade de vida;
Compreender a ginástica como possibilidade para vivência no lazer.

Este tema pode colaborar com a aprendizagem de alunos em:

1° - Língua portuguesa: Atendimento aos Tópicos (I – Procedimentos de leitura; II – Implicações no suporte do gênero e/ou enunciado na compreensão do texto;) e seus descritores, da Matriz de Referência da Língua Portuguesa, para o 9º ano do Ensino Fundamental, do SIMAVE/PROEB, na criação dos folders, roteiro de vídeo, cartazes, pesquisas.

2° - Ciências: o professor pode auxiliar os alunos nas pesquisas sobre a saúde com a prática de atividades físicas, alimentação saudável, metabolismo.

3° - Geografia: na pesquisa sobre os pontos turísticos e parques da cidade e região, fauna e flora local, para acrescentar ao folder informativo.



Clique aqui para o Passo a passo do projeto - Plano de Projeto

Informações adicionais para o professor.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trekking/trekking-2.php
Para a observação de outros planos de aula que indicam a preparação de eventos com a participação dos alunos ver:
Mapeando o entorno da escola: um projeto de lazer para a comunidade escolar (Aula 1)
Mapeando o entorno da escola: um projeto de lazer para a comunidade escolar (Aula 2)
Mapeando o entorno da escola: um projeto de lazer para a comunidade escolar (Aula 3)
Mapeando o entorno da escola: um projeto de lazer para a comunidade escolar (Aula 4)

REFERÊNCIAS
  
MINAS GERAIS. Secretaria Estadual de Educação – Conteúdos Básicos Comuns - Proposta curricular de Educação Física do ensino Fundamental - 6º a 9º ano – Belo Horizonte 2004

ESPORTES RADICAIS: PRATICANDO O TREKKING OU CAMINHADA ECOLÓGICA NA ESCOLA – http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25495
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário