Desde que foi implantado nas escolas pela Secretaria da Educação em 1997, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) visam à reformulação do processo de ensino-aprendizagem no Brasil, tendo em vista a organização e desenvolvimento do sistema educacional do país, respeitando as diversidades culturais dos diferentes componentes curriculares, inclusive a Educação Física.
Dentre os documentos elaborados no âmbito das propostas dos PCNs identifica-se como grande avanço os Temas Transversais, os quais colaboram para a formação do cidadão, focalizando a realidade social, os direitos e deveres do cidadão.
Os Temas formulados foram sobre Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo, e Orientação sexual. Temas estes que estão diretamente ligados às vivências diárias das pessoas.
Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os Temas Transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. (BRASIL, 1998, p.17)
Com essa nova forma de se trabalhar temas cotidianos na escola, o desafio na Educação Física é unir seus conteúdos de esporte, jogos, dança, lutas, entre outros, com os temas transversais.
A Educação Física sendo componente curricular obrigatório para o ensino fundamental deve trabalhar em seu conteúdo os temas transversais, assim como os demais componentes.
Os temas transversais interagem e contribuem muito com a Educação Física no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, sendo essencial o seu desenvolvimento, isto porque, por exemplo, a ética trabalha com valores e atitudes presentes na cultura corporal de movimento, além de aspectos morais do dia a dia em sociedade; a saúde desenvolve hábitos e atitudes de promoção, prevenção e recuperação individual e coletiva; a pluralidade cultural possibilita um trabalho de construção do conhecimento voltado à cultura popular e a apropriação da diversidade como direito de todos; o meio ambiente incentiva o aluno a colocar-se de forma crítica diante do mundo e a obter noções básicas sobre o tema e sobre a conservação do ambiente; a orientação sexual trata de questões relacionadas ao corpo, seus sentimentos e expressões, além de aspectos motores, biológicos e socioculturais voltados a questões de gênero; e os temas trabalho e consumo relacionam a grande influência da mídia não só no esporte, mas também na sociedade, nas atividades corporais e na vida das pessoas, possibilitando o conhecimento dos mecanismos que convergem o trabalho.
Trabalhar a Educação Física juntamente com os temas transversais traz enriquecimento e significação do aprendizado e da área, pois possibilita aos alunos entender a prática da educação física de uma forma a relacionar os conteúdos de esporte, jogos, ginástica, dança e lutas com os conteúdos aprendidos na vida em sociedade, além, de proporcionar um trabalho interdisciplinar que ocasionará na ampliação do conhecimento do aluno.
Assista ao vídeo para entender mais e compartilhar de práticas pedagógicas voltadas a Educação Física e os Temas Transversais.
REFERÊNCIAS:
Texto
SÚNEGA, P.B.C. Basquete X temas transversais: a produção de material didático audiovisual para a educação física escolar - Rio Claro : [s.n.], 2009, 60 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro.
Orientador: Suraya Cristina Darido
Co-Orientador: Heitor Andrade Rodrigues
Acesse o Trabalho na Íntegra
Vídeo
UNIVESP TV
muito bom trabalhei com deficientes visuais futebol muito bom.Parabéns.
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