Abaixo mais um apoio para os Professores que pretender desenvolver um trabalho para o III Simpósio de Esporte na Escola: Boas Práticas de Educação Olímpica.
Quando estava na graduação, participava do Grupo de Pesquisa LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógios em Educação Fisica) da UNESP- Rio Claro, que tem como objetivo analisar e propor alternativas para o ensino da Educação Física e formação profissional, a partir da discussão e produção de conhecimento interdisciplinar.
Liderado pela Profª Drº Suraya Cristina Darido, o grupo tem a sua linha de pesquisa direcionada para os temas: Educação Física e Cidadania, Educação Física e os Temas Transversais, Formação Profissional na Perspectiva do Currículo Reflexivo, Educação Física no Ensino Fundamental, Educação Física no Ensino Médio, Educação Física e as Dimensões Conceituais, Procedimentais e Atitudinais e Parâmetros Curriculares em Ação.
No ano de 2008, o grupo desenvolveu um trabalho intitulado "Jogos olímpicos: uma proposta de intervenção pedagógica"
Abaixo segue o resumo que foi publicado no VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XII Simpósio Paulista de Educação Física realizado em Rio Claro em 2009
Jogos olímpicos: uma proposta de intervenção pedagógica.
Carolina Vital Valentim1; Amanda Gabriele Milani1; Ana Carolina Flores Ribeiro da Silva1; Cinthia Andressa Araújo Fioravanti1; George Luiz Cardoso1; Jacqueline Carvalho1; Karina Polezel1; Luciana Ceregato1; Marina Hanita Kanesiro1; Natália Pereira de Souza1; Paula Beatriz Camargo Sunega1; Renato Ribeiro Giovanelli1; Thiago Cascardo de Oliveira1; Sofia Razaboni Prado1; Suraya Cristina Darido1.
No ano de 2008 foram realizados os Jogos Olímpicos de Pequim. O evento esteve bastante presente na mídia e no cotidiano dos alunos, transmitindo informações, alimentando um imaginário e auxiliando os alunos na construção de um determinado entendimento de mundo. A mídia no que diz respeito aos Jogos Olímpicos propicia, pelo menos, num primeiro momento, um grande mosaico sem estrutura lógica aparente, composto de inúmeras informações desconexas. O papel da Educação Física na escola é justamente integrar essas informações, de tal modo que os alunos possam compreender as Olimpíadas para além do que foi transmitido pela mídia e pelo imaginário que ela ajuda a construir. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi construir e implementar um conjunto de reconhecimentos relacionados as Olimpíadas e avaliar o impacto desse projeto junto a todos os alunos de uma escola Pública do Ensino Fundamental do interior do Estado de São Paulo. Os temas e objetivos elaborados foram os seguintes: -Origem, que pretendeu proporcionar aos alunos o conhecimento da origem das Olimpíadas desde a Grécia antiga até a era moderna. -Memória e Curiosidade, propiciou aos alunos conhecer fatos e aspectos marcantes dos jogos Olímpicos modernos. -Aspectos Políticos das Olimpíadas: nesse tópico buscou-se apresentar principais acontecimentos políticos relacionados às Olimpíadas da Era Moderna. -Modalidades Olímpicas: Proporcionou aos alunos vivências de algumas modalidades, esgrima e golbol, respectivamente Olímpicas e Para-Olimpica, ambas pouco conhecidas do grande público. -Doping nas Olimpíadas: Discutiu-se junto aos alunos aspectos relacionados ao doping nos esportes olímpicos. Os resultados indicaram que, de forma geral, os alunos da escola se mostraram interessados e participativos. Além disso, quando avaliados com questionário, os alunos responderam corretamente as questões colocadas no final das atividades. Assim, sugere-se que os Jogos Olímpicos sejam incluídos como um dos temas das aulas de Educação Física Escolar.
Este trabalho é um exemplo de como a questão do olimpismo pode ser explorada de várias formas dentro da Educação Física Escola, abordando os jogos olímpicos na sua parte história, esportiva, valores e culturas!
Excelente Paula, gostei muito do trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirProf. Charles Formagio Silveira
Paulinha!!!!
ResponderExcluirMenina moça, educada, faceira,meiga, culta. Interventora Pedagógica.Pesquisadora do FEP" Formação Ètica do Professor" UFTM.
Trabalhar as TICs no contexto educacional é o que faz toda a diferença. O BLOG também é usado com recurso pedagógico e interação na sala de aula.
Parabéns e sucessos.
Abraço
Magna Aspásia
FEP_UFTM